A carreira de Todd Pletcher, treinador que levou o Kentucky Derby

0

Treinador campeão da 143ª edição do Kentucky Derby com Always Dreaming, que aconteceu no último sábado e que você pôde acompanhar no Suaposta, o americano Todd Pletcher pode ser considerado um colecionador de títulos. Com mais essa vitória, ele reafirma seu talento e passa a ser um dos favoritos para o Preakness Stakes, segunda etapa da Tríplice Coroa Americana, que acontece dia 20 de maio, no Hipódromo de Pimlico.

todd-pletcher-kentucky-derby

Foto: Morry Gash/Associated Press



>> Clique aqui e aposte agora nas corridas americanas!

Conhecido por ser um treinador calmo e metódico, Todd Pletcher começou a se envolver com cavalos nos anos 70, quando tinha apenas sete anos. Na época, ele ajudava o pai conduzindo os cavalos após os treinos até as baias e, com o passar do tempo, aproveitava as férias de verão da escola para fazer o mesmo trabalho em grandes hipódromos, como o Hollywood Park e o Del Mar. Em 1985, Pletcher iniciou os estudos na Universidade do Arizona e utilizou suas férias de verão para ajudar o famoso treinador Charlie Whittingham.
Com a bagagem que adquiriu em todo esse tempo, não demorou muito para Todd se destacar na área: em 1991 ele iniciou como assistente do treinador multicampeão D. Wayne Lukas, no hipódromo de Arlington Park. A parceria dos dois durou até 1995, quando Pletcher tirou sua própria licença de treinador. Um ano depois, ele conquistou sua primeira vitória no cargo, com o cavalo Majestic Number, no hipódromo de Gulfstream Park, na Flórida.

 

A história na corrida pelas rosas

Foi no ano de 2000 que Pletcher fez sua estreia em um Kentucky Derby. Na época, o treinador tinha quatro cavalos correndo pelo prêmio máximo em Churchill Downs: Impeachment, que chegou em 3ª posição, montado por Craig Perret, More Than Ready, que terminou a carreira em 4º lugar, conduzido pelo jóquei John Velazquez, Trippi, que juntamente com o jóquei Jorge Chavez chegou em 11º lugar e Graeme Hall, que correu com o jóquei Shane Sellers e chegou na 19ª posição.

pletcher-derby2015

Foto: David Stephenson

O treinador é conhecido por ter sempre muitos cavalos inscritos nas disputas: em 2007 e 2013 o número chegou a cinco! Na 143ª edição da corrida, Pletcher diminuiu suas chances, inscrevendo apenas três: Always Dreaming, que saiu campeão, Tapwrit, que chegou em 6º e Patch, que terminou a corrida na 14ª posição.

O reconhecimento

Apesar de treinar cavalos para o Derby desde 2000, Pletcher só foi considerado um grande treinador a partir de 2004, quando a égua de 3 anos Ashado, treinada por ele e conduzida por John Velazquez, foi a grande vencedora do Kentucky Oaks.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=we6cFTEyLCo]

No mesmo ano, ela também venceu o Breeders’ Cup Distaff, disputa de fêmeas no Breeders’ World Cup Championship. Foi também em 2004 que Pletcher ganhou seu primeiro (de sete!) prêmio Eclipse de Melhor Treinador, condecoração máxima para técnicos no turfe americano.
Atualmente, o técnico já tem mais de 18 mil largadas no currículo, sendo que mais de 4 mil são apenas de primeiras posições.

Azarão?

Apesar da longa experiência como técnico e das inúmeras vitórias em diversas corridas, até o último sábado (06/05) Pletcher só tinha uma vitória em um Kentucky Derby. Para um treinador com 45 largadas na corrida, esse resultado podia ser visto como bastante crítico pela mídia e colegas de profissão.

todd-pletcher-john-velazquez-kentucky-derby

Todd Pletcher abraça John Velazquez após a vitória no 143º Kentucky Derby Foto: Garry Jones/Associated Press

Após a vitória com Always Dreaming, Pletcher até comentou a fama de azarão na coletiva de imprensa: “Eu não me sinto um treinador melhor do que eu era há uma hora, mas sinto que outra vitória poderia solidificar minha carreira”. E continuou: “A primeira (vitória) foi muito especial. Eu tenho um respeito enorme pela corrida e por como é difícil vencê-la, e sentia que precisávamos de mais essa conquista para nos unir como time”.

Saiba mais sobre o técnico:

Nome: Todd Pletcher
Idade: 49 anos
Nascimento: 26 de junho de 1967
Origem: Dallas, Texas (EUA)
Maiores Prêmios:

  • Breeders’ Cup Distaff (2004)
  • Kentucky Oaks (2004)
  • Belmont Stakes (2007 e 2013)
  • Kentucky Derby (2010 e 2017)

Grandes cavalos que já treinou: Always Dreaming, Ashado, English Channel, Uncle Mo, Bluegradd Cat, Super Saver.

Agora, o desafio de Todd Pletcher é outro: o treinador, juntamente ao seu cavalo campeão, Always Dreaming e, provavelmente com o jóquei John Velazquez, seu parceiro há mais de 24 anos, tentará conquistar o Preakness Stakes e, quem sabe, a Tríplice Coroa Americana!

Acompanhe a trajetória dele e suas próximas corridas no Suaposta, o maior site de apostas em cavalos do Brasil!

clique-para-apostar

VEJA TAMBÉM

Share.
Share.

Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.