Vai deixar saudades: o turfe perde Sylvio Bertoli, criador do Glória de Campeão

0

Apaixonado por seu trabalho, emocionado por cada conquista de sua maior criação, Glória de Campeão. Assim era Sylvio Bertoli, proprietário do Haras Santarém, no Paraná, que faleceu aos 88 anos na manhã desta sexta-feira, em Curitiba.

Sylvio não passou despercebido pelo turfe brasileiro e muito menos pelo mundial: em 2010 seu mais famoso cavalo Glória de Campeão conquistou o maior prêmio do esporte, a Dubai World Cup. Montado pelo jóquei brasileiro Tiago Pereira, o puro-sangue inglês criado pelo paranaense levou a conquista e a bolsa de US$ 10 milhões. Na época, Sylvio havia vendido o PSI para o empresário sueco Stefan Friborg. Mas isso não deixou Santarém de fora do triunfo, muito pelo contrário. Em entrevista concedida ao jornal Gazeta do Povo naquele ano, Bertoli disse: “Ganhei prestígio e repercussão com o feito. (…) Tenho certeza de que ele não faria essa campanha incrível se não tivesse toda a condição que tem com o atual dono”.

Sylvio começou sua carreira nos anos 60, quando deu origem a Santarém. Com o tempo, suas criações foram conquistando grande destaque no país, ganhando prêmios na Gávea (RJ) e Cidade Jardim (SP), chegando até Glória de Campeão e outros grandes PSI que passaram pelo Haras, como o cavalo americano Tiger Heart.

Em uma de suas últimas declarações, Sylvio Bertoli mostrou por que era uma das personalidades mais bem quistas do turfe brasileiro. Em entrevista ao Jockey Club do Paraná, ele disse: “Hoje torcemos mais do que nunca para que as nossas Diretorias consigam achar o caminho certo para o Turfe no Brasil e seguirmos com as alegrias que sempre tivemos”.

Sem dúvidas, alguém que fará falta ao esporte.

Sobre Glória de Campeão

Considerado um verdadeiro fenômeno do turfe brasileiro, Glória de Campeão foi reconhecido como o maior recordista de prêmios nascido na América do Sul: levou US$ 33 milhões. Nascido em 2003, o filho de Impression e Audacity foi para reprodução em 2011, um ano após seu grande êxito na Dubai World Cup.



Acompanhe grandes corridas, como a Dubai World Cup, no Suaposta, o maior site de apostas em cavalos do Brasil.

VEJA TAMBÉM

Share.
Share.

Comentário