Preakness Stakes: curiosidades sobre a segunda etapa da Tríplice Coroa

0

Está chegando a hora da 143ª edição do Preakness Stakes, a segunda etapa da Tríplice Coroa Americana! A prova acontece no próximo sábado, 20 de maio, no Hipódromo de Pimlico. Prepare-se para o evento em nosso blog e acompanhe a corrida ao vivo no Suaposta!

preakness-stakes

>> Clique aqui para apostar

Criada em 1873, dois anos antes do primeiro Kentucky Derby, a Preakness Stakes é chamada assim em homenagem a um antigo Governador de Maryland, estado onde a corrida A� sediada. Famoso, o evento recebe um grande número de apaixonados por corridas de cavalos em seus dois dias de festival – perdendo apenas para o número de presentes no Kentucky Derby, primeira etapa da Tríplice Coroa.
Em sua primeira edição, quem levou a melhor foi o cavalo Survivor, guiado pelo jóquei George Barbee. Na época, o vencedor levou uma bolsa de US$2.050 – esse número equivale a aproximadamente apenas 14% da bolsa atual, de US$1.500.000,00.

Conheça outras curiosidades sobre essa grande disputa:

Recordista com atraso

secretariat

Quem carrega a coroa de cavalo mais rápido em uma Preakness é o lendário Secretariat, que venceu a corrida em 1973. O curioso é que o reconhecimento pelo mérito foi dado apenas no ano de 2012, quando a comissão da prova reassistiu à disputa e comprovou que Secretariat havia ganhado por 1:53 e não 1:55, como estava nos arquivos da disputa.

Mais velho, mas menor.
Apesar de ser dois anos mais velho que o Kentucky Derby, o Preakness Stakes é menos reconhecido do que a corrida pelas rosas. Mas isso tem uma explicação: durante os anos de 1891 a 1893, a Preakness deixou de acontecer e, por isso, o Kentucky Derby tem uma edição a mais (143), além do prestígio de ser um festival que acontece ano após ano desde seu lançamento.


A corrida pela Black Eyed Susan, ou não é?

2013_Preakness_Stakes

O jóquei Gary Stevens e Oxbow, campeões da prova em 2013.

Apesar da prova ser conhecida como “A corrida pelas flores Black Eyed Susan”, o grande vencedor da Preakness Stakes, além de todo o mérito, troféuu e prêmio em dinheiro, é envolto por um lençol de Viking Poms, um tipo de flor bem comum em Maryland e muito semelhante a Black Eyed. Isso acontece porque elas (as Black Eyed) florescem apenas em junho, ou seja, não chegam a tempo para decorar a vitória. Aliás, essas flores são tão importantes para o festival que tanto a disputa entre éguas e o drink oficial do evento recebem o mesmo nome: Black-Eyed Susan.

Os melhores cavalos
Desde o ano 2000, cinco cavalos venceram o Preakness e ainda foram eleitos “Cavalos do Ano” após levarem a prova. São eles: Point Given (2001), Curlin (2007), Rachel Alexandra (2009), California Chrome (2014) e American Pharoah (2015).

Preakness das mulheres
Até hoje só duas joquetas chegaram a correr em uma Preakness Stakes. A primeira foi Patricia Cooksey que, em 1985, chegou em 6º lugar com o cavalo Tajawa. Adrea Seefeldt foi a segunda, terminando a prova em sétimo no ano de 1994, com o cavalo Looking. Em toda a história da disputa, apenas cinco éguas já chegaram ao primeiro lugar: Flocarline, em 1903, Whimsical, em 1906, Rhine Maiden, em 1915, Nellie Morse, em 1924, e Rachel Alexandra, em 2009.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=TD9AwA-N4EU&w=560&h=315]

Colecionador de vitórias
O jóquei Eddie Arcaro tem o maior número de vitórias no evento: ele já venceu a Preakness Stakes seis vezes! A primeira foi em 1941, com Whirlaway, depois em 1948 com Citation, em 1950 com Hill Prince, no ano seguinte (1991) com Bold, com Nashua em 1955, e conduzindo Bold Ruler em 1957.

Preakness vezes dois!
Em 1918, algo bastante curioso aconteceu: 26 cavalos entraram para a disputa da Preakness e a corrida teve que ser disputada em duas provas! A temporada terminou com dois cavalos vencedores: War Cloud e Jack Hare Jr. Atualmente o número é bem menor: apenas 14 cavalos correm pelo grande prêmio.

Viva o favorito!
Os favoritos ao prêmio já venceu o Preakness mais da metade das vezes! Em 142 edições, o favorito saiu como vitorioso por 72 vezes!

Será que neste ano o favorito leva a melhor de novo?

Acompanhe a todos os detalhes do Preakness Festival em nosso blog e assista às provas em Pimlico ao vivo a partir desta sexta-feira no Suaposta, o maior site de apostas em cavalos do Brasil!

VEJA TAMBÉM

Share.
Share.

Comentário