Emoção e surpresa marcam a 143ª edição do Kentucky Derby Festival

0

O último final de semana foi de emocionantes corridas, com a presença de milhares de fãs e espectadores do mundo todo de olho nas disputas de Churchill Downs! Foi lá que aconteceu a 143ª edição do Kentucky Derby Festival, com provas clássicas e eletrizantes, como a 1ª etapa da Tríplice Tiara, o Kentucky Oaks, e a 1ª Etapa da Tríplice Coroa Americana, o Kentucky Derby! Você conferiu e apostou nas duas corridas no Suaposta e agora vê todos os  detalhes do evento esportivo mais antigo dos Estados Unidos aqui, em nosso blog!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=BDEjCISePoI]

>>> Clique aqui para apostar nas corridas dos Estados Unidos!

Em uma semana de clima instável, com dias de muito frio, vento e chuva, a preparação no hipódromo de Churchill era puxada. Os cavalos treinavam sempre todas às manhãs, focando nas corridas principais que iriam acontecer no fim da semana.

Sexta-feira de surpresa

Seguindo os ares dos outros dias, a sexta-feira foi de chuva e ventania no Kentucky, o que resultou em uma pista molhada para o Kentucky Oaks, principal prova de fêmeas do festival.

Paradise Woods e Miss Sky Warrior eram consideradas as favoritas para a disputa feminina, mas, no final das contas, quem se destacou foi outra égua: com graça e rapidez, Abel Tasman pegou a todos de surpresa e disparou na última volta, levando pra casa a vitória na 1ª etapa da Tríplice Tiara Americana, além da grande bolsa de US$1 milhão. Treinada pelo grande Bob Baffert e montada pelo famoso jóquei Mike Smith, Abel vinha de duas segundas posições em Santa Anita (Santa Anita Oaks e Santa Ysabel Stakes), mas se reergueu no momento de maior importância e comprovou seu talento.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=Auz-tmSEaNk]

Agora, a dona da coroa de lírios pode ter mais um grande desafio pela frente: está pré-inscrita para a segunda etapa da tríplice, na Black-Eyed Susan Stakes, em Pimlico, disputada no fim de maio.

abeltasman050517_8sd-x2.jpg

Foto: Skip Dickstein

Veja o resultado completo da corrida:

Tabela-kentucky-oaks

 

Sábado de favoritismo na frente!

Com o sábado, também chegou o sol, mas isso não foi o bastante para a pista de Churchill Downs secar. Por isso, os participantes do 143º Kentucky Derby tiveram que lidar não apenas com a emoção de competir nos dois minutos mais excitantes do esporte, mas também com uma trilha bastante encharcada e imprevisível.
Foi durante uma largada bastante bagunçada, que o jóquei John Velazquez tirou vantagem e conseguiu uma boa posição com o potro Always Dreaming, que já iniciou a prova como favorito. O resto é história: deixando para trás grandes nomes como Classic Empire, Girvin Gunnevera, McCraken e Irish War Cry, Always Dreaming fez uma corrida impecável, com velocidade e muita força para vencer os 2.000m e conquistar a coroa de rosas.

always-dreaming

Foto: Rickelle Nelson

Assim como no Florida Derby, onde também saíram vencedores, Velazquez e o cavalo de três anos passaram boa parte da disputa em primeiro lugar, disparando com boa vantagem próximo do fim.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=FsBdwsT560E]

Veja como foi o resultado:

resultados-kentucky-derby-2017

Após a conquista, o treinador Todd A. Pletcher e Velazquez, que trabalham em parceria há 24 anos, comemoraram sua primeira vitória em um Derby.
“Eu e o John merecíamos um Derby juntos. Já ganhamos muitas corridas, mas essa era a que queríamos”, disse Pletcher durante a coletiva de imprensa após a prova.
Essa foi a segunda vitória de Pletcher em um Kentucky Derby – a primeira foi em 2010, com o cavalo Super Saver. Mas, segundo ele, essa vez foi diferente: “Nosso plano sempre foi vencer o Derby. Always Dreaming treinou bem durante a semana, estava preparado para vencer desde setembro. E deu certo”, disse.

Na coletiva, Velazquez ainda completou dizendo ter ficado impressionado com a forma que o cavalo trabalhava: “Nós não sabíamos como seria a corrida, pois ele nunca tinha corrido em uma pista molhada. Mas pelo visto gostou muito!”.

Após a chegada, o jóquei ficou tão emocionado que por um minuto até esqueceu onde estava! E não é por menos: pelo topo do Kentucky Derby já passaram grandes nomes do turfe mundial, como o tríplice coroado Victor Espinoza, o várias vezes campeão Gary Stevens, e, claro, os cavalos, como American Pharoah, California Chrome e Secretariat. Agora, Always Dreaming entra para o time tão disputado de competidores que já levaram o título de campeões da prova!

O agora dono das rosas mais famosas do turfe, filho de Bodemeister e Above Perfection, fecha 4 vitórias consecutivas na carreira e segue em busca da Tríplice Coroa Americana. Será que ele conquista o tão desejado título?

Fique de olho: a próxima etapa da Tríplice Coroa Americana, a Preakness Stakes acontece no dia 20 de maio, no hipódromo de Pimlico, e você acompanha aqui no Suaposta, o maior site de apostas em cavalos do Brasil!

clique-para-apostar

VEJA TAMBÉM

Share.
Share.

Comentário