A corrida pelo Kentucky Derby 2018 já começou!

0

Ainda não chegamos em 2018, mas já tem equipe se preparando para o Kentucky Derby do ano que vem! Algumas provas disputadas agora, no ano de 2017, já contam pontuações para a grande disputa que acontecerá em Churchill Downs em maio e alguns competidores já estão se destacando.

Quem será que vai pegar o lugar que hoje é de Always Dreaming? Confira:

Como funciona

Todos os anos apenas 20 cavalos tem a chance única de participar da prova que paga US$ 2 milhões ao competidor vencedor. Mas o caminho para chegar até lá não é tão simples quanto parece! Para se classificar para o Kentucky Derby, a equipe primeiro passa por dois momentos: o primeiro é na fase preparatória, que vai de setembro até o fim de fevereiro. Nela, os quatro primeiros colocados das provas participantes ganham pontos em uma escala 10-4-2-1, com exceção da Breeders’ Cup Juvenile que, desde 2016, soma uma pontuação diferente:  20-8-4-2.
Já a segunda fase, chamada de campeonato, reúne na primeira parte provas de Grupo 2 que somam pontuação 50-20-10-5 e, a segunda, inclui as maiores provas preparatórias de Grupo 1, que somam os pontos finais de maior peso: 100-40-20-10.

Desde este ano as classificatórias da corrida pelas rosas também contam com uma etapa no Japão, para trazer um cavalo oriental para participar da prova. Em 2018 a Europa também entrará na disputa, com etapas acontecendo por lá.

Quem já está na disputa

Entre os cavalos que já somam pontos para o Kentucky Derby, cinco de destacam. São eles:

  • Good Magic (1º)

    Com 2 anos, Magic marca presença no topo da lista com 24 pontos. Treinado por Chad C. Brown, o filho de Curlin e Glinda the Good venceu a Breeders’ Cup Juvenile em novembro, no hipódromo Del Mar e já mostra força para as próximas etapas.

  • Bolt d’Oro (2º)

O filho de Medaglia d’Oro e Globe Trot venceu a FrontRunner Stakes, em Santa Anita, e terminou a Breeders’ Cup Juvenile em 3ª colocação. Com 2 anos, ele já soma 14 pontos na etapa classificatória.

  • Solomini (3º)

Com 2 anos, Solomini já soma 12 pontos no ranking. Filho de Curlin e Surf Song, ele ficou em segunda posição na Breeders’ Cup Juvenile e na FrontRunner Stakes e pode vir a incomodar ainda mais nos próximos meses.

  • Enticed (4º)

Também com 2 anos, Enticed é mais um potro que soma 12 pontos na classificação. Filho de Medaglia d’Oro e It’s Tricky, o meio-irmão de Bolt d’Oro venceu a Kentucky Jockey Club Stakes em Churchill Downs, disputada em novembro e terminou a Champagne Stakes, em Belmont Park, em 3º lugar.

  • Firenze Fire (5º)

O 5º lugar da lista é de Firenze Fire, com 10 pontos. Filho de Poseidon’s Warrior e My Every Wish, ele venceu a Champagne Stakes em outubro e terminou a Breeders’ Cup Juvenile em 7º lugar. Será que o cavalo de 2 anos conseguirá garantir sua vaga?

O que vem por aí

E neste sábado, 9, já tem classificatória! É a Los Alamitos Futurity (G1), prova de 1.700m em areia, no hipódromo de Los Alamitos, com bolsa de U$S300 mil para a equipe vencedora. Entre os favoritos está Solomini, com cotação inicial de 7/5. A prova será a 3ª corrida do dia e acontece às 19h28.

Acompanhe as classificatórias para o Kentucky Derby 2018 ao vivo no Suaposta, o maior site de apostas em cavalos do Brasil!

 

VEJA TAMBÉM

Share.
Share.

Comentário