T. J. Pereira, o brasileiro que levou a Dubai World Cup!

0

Na semana de um dos eventos mais esperados do turfe mundial, o Dubai World Cup, entrevistamos o jóquei T. J. Pereira, o primeiro brasileiro a vencer a prova nos Emirados Árabes, em 2010. E você vai poder conferir tudo neste sábado, a partir das 8h45, no Suaposta!

gloria-de-campeao-e-tiago-pereira

T.J. Pereira e o cavalo Glória de Campeão, após a vitória em Dubai, em 2010. Foto: AFP

Natural de Sapucaia de Sul, o gaúcho já começou a demostrar sua paixão por cavalos aos 12 anos, quando se mudou para a casa do pai, próximo a uma cancha reta. Mas foi em 1993, com 16 anos, que T.J. seguiu rumo para Porto Alegre, com o objetivo de se tornar aprendiz no Hipódromo do Cristal. Lá, ele correu até 1996 e chegou a vencer 96 disputas.

Foi nesse mesmo ano que o jóquei decidiu mudar: partiu para o Rio de Janeiro e fez da Gávea a sua casa. Com muito esforço e dedicação, T. J. ganhou 1.745 corridas apenas no Hipódromo da Gávea, e levou grandes prêmios brasileiros, como o GP Francisco Eduardo de Paula Machado (G1), em 2003, e GP Major Suckow (G1), em 2009.

Mas, segundo o jóquei mesmo conta, sua vida mudou quando o encontro com o cavalo Glória de Campeão aconteceu. A parceria cresceu quando os dois correram e venceram juntos, no Hipódromo de Krenji, a Singapore Airlines Cup (G1).


Dali, a dupla partiu para Chicago, onde correu a Arlington Million Stakes (G1), chegando na 7º posição. Apesar da colocação, mal sabia T. J. que um dos maiores prêmios de sua vida estava por vir! Confira o papo que o blog Suaposta teve com o jóquei sobre a vitória em Dubai em 2010 e outros momentos de sua carreira:

Suaposta: Como foi a experiência de vencer uma das maiores provas como a Dubai World Cup e como foi a preparação para chegar à vitória?

 T.J. Pereira: Foi uma experiência maravilhosa que vou levar comigo para sempre. A preparação começou desde 2009, quando fui montar ele (o cavalo Glória de Campeão) em Singapura e depois fui para a França trabalhar ele… apesar que nesse ano ele já tinha feito segundo na DWC de 2009 com o jóquei J. Leme que, por um problema de saúde, teve que se afastar das pistas por um tempo. Mas, com a vitória em Singapura, seu dono Sr. Stephan decidiu que iria correr novamente a DWC e desde aí o trabalho foi focado para a carreira.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=MlAwp7Nqr8k&w=560&h=315]

SA: Conta pra gente: como é a sensação de ser o primeiro brasileiro a ter vencido a Dubai World Cup a bordo de um cavalo brasileiro?

T.J.: Ser o único jóquei brasileiro a ter ganhado esta carreira com um cavalo brasileiro é uma sensação maravilhosa, mas, ao mesmo tempo, torço muito para que tenha outros cavalos brasileiros que tenham chance de ganhar uma carreira como essa. Nossa criação brasileira tem muita condição para isso, tem muitos cavalos brasileiros fazendo sucesso no mundo inteiro. Apenas torço muito que o nosso turfe melhore e que tenham proprietários que queiram investir para isso.

SA: Hoje você mora nos Estados Unidos e corre no Santa Anita Park. Como é o dia a dia do Tiago hoje?

T.J.: Sim, estou em Santa Anita Park no momento. Aqui onde estou, tem uma temporada maior em Santa Anita e outras que se dividem entre Del Mar e Los Alamitos, quando Santa Anita está fechado. No momento estou sempre tentando conquistar meu espaço, pois aqui o turfe é super competitivo. Tive que cuidar mais da alimentação e focar mais nos exercícios. Trabalho de manhã todos os dias e de quinta a domingo tem as carreiras à tarde. E no momento tenho que arrumar tempo durante o dia para cuidar da minha filha de 7 meses, que para mim foi a minha maior vitória na vida!

tj-e-familia

T.J., a esposa Fernanda e a filha Valentina.

SA: E quais são os planos para o futuro?

T.J.: No momento penso em ficar por aqui nos Estados Unidos, mas se aparecer uma boa oportunidade em outro lugar não vou perder. Como nos EUA tem muitos hipódromos, tu tem chance de montar em outros lugares com bons prêmios também. Então, é seguir com fé em Deus, trabalhando duro e com apoio de treinadores e proprietários que as oportunidades aparecem.

Não esqueça: a Dubai World Cup acontece neste sábado, 25, a partir das 8h45, e você poderá ver tudo no Suaposta, o maior site de apostas em cavalos do Brasil!

VEJA TAMBÉM

Share.
Share.

Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.