PESAGEM DOS JÓQUEIS: COMO FUNCIONA?

0

Pra quem acompanha o turfe, não é novidade que antes e depois de cada páreo os jóqueis são pesados para se ter certeza de que estão dentro do peso definido no programa. Isso acontece com o objetivo de nivelar a competição, para que prevaleça sempre o melhor.

Mas você sabe como isso funciona aqui no Brasil? Vem com a gente que vamos te contar!

giphy (4)

O primeiro passo é a definição dos pesos de cada páreo. Esse trabalho é feito pelas Comissões de Corridas, que determinam o peso seguindo um padrão de acordo com a faixa etária dos cavalos e quanto cada produto vai carregar.

A pesagem é feita 45 minutos antes de cada páreo e é crucial para classificar ou não um atleta. Neste momento, o jóquei é pesado, depois a sela e, por último, os dois juntos. Se forem muito leves, os jóqueis precisam levar peças de chumbo no uniforme para igualar a média de peso. Já os que estão acima do peso precisam suar: há uma sauna no hipódromo onde alguns passam horas antes da pesagem.

Mas não pense que basta ficar na sauna para chegar no peso. Jóqueis são atletas, muitos têm uma equipe completa com nutricionistas, personal trainer, entre outros profissionais, que os auxiliam na difícil tarefa de manter o peso. Alguns jóqueis chegam a correr encasacados no auge do verão pra chegar no peso ideal para a prática do turfe.

pesagem-joqueis-turfe

Depois da balança, a rotina segue normal: se o peso estiver de acordo com o definido no Programa Oficial, o jóquei está liberado para participar do páreo! Após a corrida, os cinco primeiros colocados são pesados novamente para confirmação. Neste momento, o peso deverá bater com a informação descrita no Programa Oficial (seu peso anterior), não podendo haver nem acréscimo nem perda de mais de 550g. Só assim se aprovam as colocações dos jóqueis.

Para toda regra há uma exceção, e neste caso não é diferente! Jóqueis-aprendizes recebem descarga como uma vantagem por estarem nesta condição: 1kg por categoria – aprendizes de 2ª categoria descontam 2kg, de 4ª categoria, 4kg. As joquetas também têm benefícios neste momento: elas recebem 1kg de benefício na pesagem.

Não é fácil manter o corpinho, né? Tem que ter muito preparo, força de vontade e determinação!

VEJA TAMBÉM

Share.
Share.

Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.